Maratona de Programac¸ ˜ao como ferramenta de apoio ao ensino

Autores/as

  • Jefferson Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Jones Mendonc¸a de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumen

As maratonas de programac¸ ˜ao s˜ao eventos destinadas `a alunos da ´area da computac¸ ˜ao. Os problemas devem ser solucionados utilizando as linguagens de programac¸ ˜ao permitidas da competic¸ ˜ao, e as soluc¸ ˜oes s˜ao corrigidas por um computador juiz. O objetivo principal deste trabalho ´e apresentar as maratonas de programac¸ ˜ao como forma de apoio ao ensino. N´os inserimos
a maratona de programac¸ ˜ao no IFSP ao longo de 3 anos e analisamos o desempenho dos alunos. Conclui-se que, as competic¸ ˜oes podem contribuir no processo de aprendizagem dos alunos como: na interpretac¸ ˜ao de textos, no trabalho em equipe, no desenvolvimento dos componentes curriculares, bem como aprimorar a l´ogica de programac¸ ˜ao e preparar para o mercado de trabalho.

Publicado

2021-08-20

Cómo citar

Dias, J. ., & Souza, J. M. de . (2021). Maratona de Programac¸ ˜ao como ferramenta de apoio ao ensino. Revista De Sistemas De Informação, 1(01). Recuperado a partir de https://revistaresi.com.br/index.php/resi/article/view/17